Pesquisa

Porto Alegre, atualizando... °

Representante da FAO visita Ceasa/RS

Compartilhe:

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), para o Brasil e países de língua portuguesa e espanhola, Doutor Alan Bojanic, visitou na manhã desta segunda-feira (12/06) o programa social da Ceasa/RS, Prato Para Todos. Bojanic foi acompanhado pelo presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira, pelo secretário- adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, pesca e Cooperativismo (SDR), Iberê Orsi, pelo diretor-geral do SESC-RS, Luis Tadeu Piva e pelo diretor Técnico Operacional, Ailton Machado.

 

Durante a visita, acompanhou o dia-a-dia do programa, desde a arrecadação dos alimentos até a distribuição para as entidades sociais cadastradas. Bojanic ainda assistiu uma oficina de combate ao desperdício de alimentos oferecida no ônibus-escola do programa, ministrada por nutricionistas do Sesc-RS.  “O ônibus estava completamente lotado e diversas entidades deram depoimentos emocionantes”, destacou o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira.

 

Os cursos que a Ceasa desenvolve, principalmente nas regiões mais carentes da cidade, ensinam a aproveitar o alimento em sua integralidade, representando uma economia de 30% a 40%. O que antes ia para a lata de lixo, como cascas, talos e ramas, hoje vai para saborosas receitas.

 

Os representantes das entidades que assistiam à aula agradeceram ao Governo do Estado pela oportunidade única, pois com os conhecimentos adquiridos passaram a ter condições de aumentar as ofertas nas mesas dos necessitados em 30% a mais de alimentos. 

 

Após a aula o Doutor Alan Bojanic se disse maravilhado com que assistiu naquele local e que eles que ali estavam se tornariam multiplicadores do conhecimento adquirido, e se dirigiu ao pavilhão que serve como depósito do Prato Para Todos, onde as entidades que eram atendidas com os seus ranchos semanais tiveram uma reunião com o representante da FAO de 40 minutos, onde expuseram as suas dificuldades e principalmente o que a Ceasa/RS representa em suas vidas.

 

O representante da FAO, o presidente da Ceasa/RS, o adjunto da SDR e o diretor do Sesc, distribuíram  certificados de combate ao desperdício às entidades que, em função das fortes chuvas da semana passada,  não puderam ir ao Palácio Piratini receber das mãos do governador José Ivo Sartori e da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.

 

O Doutor Alan Bojanic ressaltou que este contato com lideranças comunitárias que fizeram os cursos de combate ao desperdício e receberam o conhecimento para se tornarem multiplicadores é a parte mais importante da sua missão, pois este é um dos principais eixos que a FAO desenvolve no mundo.

 

Após este ato, a comitiva dirigiu-se para uma reunião com os responsáveis técnicos pelo programa, Otalício Nunes, Ivanise Mancio e Claiton Ferreira, acompanhados dos assessores Marcus Garcia e Aline Machado para discutir detalhes do programa como a FAO se inserirá no futuro no programa.

 

Também falou com o responsável pela arrecadação dos produtos no mercado, João Francisco Alves, sobre de que maneira era feito o contato com os produtores e atacadistas que doam produtos e qual a receptividade dos mesmos quanto a doação.

 

Logo após, a pedido do Doutor Alan Bojanic, foram para o refeitório do programa para um encontro com os voluntários. “Apesar de não fazer parte da minha missão fiquei impressionado com a inserção social, com o pagamento em alimentos aos voluntários que desenvolvem as atividades no programa, coisa que não vi em lugar nenhum por onde passei, por isso fiz questão de ouvir dos mesmos seus depoimentos”, disse Bojanic. 

 

“Foi um momento de muita emoção, pois a palavra coube a um voluntário que, além de ser reintegrar na sociedade, já ocupa um emprego com carteira assinada encaminhado pela Ceasa/RS, dizendo que a vida dele e da família foram recuperadas graças ao programa Prato Para Todos”, salientou o presidente Ernesto Teixeira.

 

“Saio hoje impressionado e que este programa sirva de exemplo para todo o Brasil e para todos os países que represento e que apresentam uma linha de miséria igual ou maior do que a do Brasil”, afirmou Bojanic.

 

Logo após a visita, o representante da FAO se dirigiu à presidência e comprometeu esforços no sentido de aumentar a capacidade de doações do programa Prato Para Todos. Disse ainda que “dificilmente encontrou em algum outro lugar um programa nestas dimensões: que cuida da alimentação dos mais humildes, que combate o desperdício de alimentos e que traz de volta ao convívio da sociedade, jovens que se encontravam a margem de qualquer oportunidade”.

 

Por fim, afirmou que pretende retornar brevemente ao Estado para desenvolver juntamente com a Ceasa/RS atividades que beneficiem os mais humildes. Deixou um grande abraço “a um governo que se importa com os mais pobres e a toda comunidade que organiza o Prato Para Todos”.

 

 


Sessões do site
Contato
Cadastre-se em nossa newsletter
Av. Fernando Ferrari 1001 - Bairro Anchieta
Porto Alegre / RS CEP: 90200-041

Telefone: 51 2111.6600

E-mail: ceasa@ceasa.rs.gov.br
Nos siga nas redes sociais:
Desenvolvimento Desenvolvimento de sites Kiweb
Kiweb - Agência digital