Uso de agrotóxicos é debatido em ciclo de seminários

O Centro de Cultura de São Sebastião do Caí sediou ontem (05/07), o primeiro dos quatro encontros previstos para compor a primeira edição do Seminário de Sensibilização Alimento Seguro – Capacitação e Responsabilidades no uso de Agrotóxicos.

Promovida pelo Grupo de Trabalho Alimento Seguro, coordenado pela Central de Abastecimento do Estado (Ceasa/RS), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater, a atividade reuniu técnicos de toda a cadeia produtiva, bem como produtores, que debateram o uso correto de defensivos químicos e sua relação cm a qualidade do alimento que chega à mesa dos gaúchos.

Presente no seminário, o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira, destacou a importância da união de todas as entidades envolvidas na promoção do evento e saudou os produtores locais que se fazem presentes em grande número na Central de Abastecimento.

“Temos no Vale do Caí um importante produtor de frutas e hortigranjeiros. Por isso, pelo volume considerável de produtos que saem dessa região para a Ceasa/RS, é fundamental uma união de esforços para que os alimentos distribuídos a partir da central sejam da máxima qualidade e segurança”, afirmou.

O diretor Técnico Operacional da Ceasa/RS, Ailton Machado, que coordenou o GT, enalteceu a grande presença de produtores, o que evidencia o sucesso do evento. “Tenho certeza de que todos saíram daqui satisfeitos com a grande quantidade e qualidade das informações repassadas com maestria pelos palestrantes”, destacou.

A abertura do evento ainda contou com a presença do secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto e do prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Duarte. Pela Ceasa/RS, também estiveram presentes o diretor Administrativo Financeiro, Vanderlan Vasconselos e o encarregado técnico, Valtair Niemeyer.

Ciclo terá mais três etapas até setembro

O seminário teve explanações de técnicos das entidades participantes do GT sobre a criação e trabalho do Grupo de Trabalho Alimento Seguro, palestra abordando a importância das boas práticas agrícolas na produção de alimentos seguros e painel tratando do papel, atribuições e competências das entidades na promoção de alimentos seguros.

Chamado de Seminário Regional sobre Alimento Seguro Vales do Caí e Taquari, o ciclo de palestras tem ainda outras três datas, em Caxias do Sul (19/07), Viamão (16/08) e Terra de Areia (13/09).

Quem forma o GT Alimento Seguro

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ceasa/RS, Emater/RS, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Laboratório do Estado, Sebrae, Crea/RS, secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Embrapa, Ministério da Agricultura, FETAG, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada a Casa Civil do Governo Federal, Ministério Público/RS, entre outros.